Our Blog

Do meu Twitter/Facebook

Até que o PT decretasse o tarifaço, havia um pacto dos produtores para não praticar a inflação, nos moldes prévios ao Plano Real. Como era então a precificação? Tentava-se repassar a inflação passada e adivinhar a inflação futura, sempre crescente. Por isso as taxas de inflação futura, a cada período, tinham que ser maiores do que as anteriores.

O Plano Real acabou com isso e estabilizou os preços. O tarifaço trouxe tudo de volta, até porque os agentes econômicos “sabem” que a inflação futura será maior do que a passada. Choques de demanda são ineficazes para conter a inflação e elevar juros é apenas inútil. Não influi nesse mecanismo retroalimentador.

Podemos dizer que a crise chegou em dois tempos. Primeiro, Dilma acelerou gastos sem cobertura de receitas. Depois fez o tarifaço. Matou. Lembrando que Levy-atã elevou os preços das tarifas na vã esperança de elevar a tributação, à revelia do Congresso. Quebrou a cara. A arrecadação caiu justamente porque o consumidor parou de gastar, seja por perda de renda, seja por precaução.

Restaurar a confiança demora. O desemprego está crescendo de forma avassaladora e o governo está inerte, sem ferramentas para influir. Para piorar temos o petrolão. O petrolão descontinuou investimentos decisivos para o crescimento do PIB e, enquanto a questão judicial não se resolver, a Petrobras ficará parada. O PT enfiou o Brasil num beco sem saída, onde a inflação crescente e a recessão serão realidade perene por muito tempo. A solução para os problemas do Brasil exige preliminarmente a remoção do PT do governo e a restauração da moralidade nos negócios do Estado.

O problema é que estamos longe da eleição e Dilma Rousseff só pode ser removida pela força do impeachment. Quem porá o guizo no gato? Em seis meses veremos multidões de desempregados marchando pelas ruas das grandes cidades. Não se destrói os pilares econômicos impunemente. A persistência da crise temde a colocar investimentos e consumo em espiral descendente. O buraco ainda não encontrou seu fundo.

administrator

So, what do you think ?


− três = 6