Our Blog

Vargas Llosa gastou seu artigo de hoje falando de Nietzsche. Louvando sem exagerar. Mas o fato é que Nietzsche é execrável. Nada é original em Nietzsche. Imita descaradamente João Evangelista, seu grande modelo e objeto de crítica. Parodiou o apóstolo. Nem as ideias de Nietzsche são originais. “Deus está morto” estava na boca de todos os materialistas, positivistas, darwinistas. O personagem Zaratustra foi um recursos literário para ele dizer o que Goethe já dizia, que o mal é o móvel da criação. Os satanistas, esteticistas e materialistas do século XX tomaram a obra de Nietzsche como a confirmação de seus próprios preconceitos. Ao criticar a moral judaica e cristã, Nietzsche nada mais fez do que reafirmar o casamento do Fausto com Helena de Troia, do Goethe. O racismo em Nietzsche é forte, mas é sofisticado, como o de Goethe. Tolerava o contato com outras raças, mas não suportava o seu conjunto. O nazismo elegeu Nietzsche seu filósofo da predileção com fundamento. Não foi acaso. Sua moral invertida vestiu perfeitamente a roupa nazista. O tom empostado e solene de Nietzsche encanta e ajuda a esconder sua mediocridade e sua maldade. Entorpece os mais jovens. Quer se livrar do veneno de Nietzsche? Então leia o Evangelho de João. Ali está a verdade, a poesia, a beleza, o que é eterno e sublime.
http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,nietzsche-em-sils-maria,1732961

administrator

One Comment

  1. Nilvaldo, boa noite.

    Fiz um comentário sobre J Levy na sua crônica “Sinal desastroso na Economia” , o qual você provavelmente viu e não aceitou.
    Não faço questão dele ser ou não ser aceito dentro do seu blog, contudo, minha curiosidade em tentar entender, me faz escrever esse comentário na esperança que, em caso doloso de vista grossa, você consiga refletir sobre o assunto.
    Percebi que todos dos seus poucos comentários no site que foram aceitos são de elogios diretos a sua pessoa, enquanto o meu e de algumas pessoas que gostam de ler suas cronicas e que pensam igual ou diferente de você não são, a menos que a mensagem seja de elogios.

    Faça-me pensar o contrário disso… Sei que sou apenas um leitor que não fará diferença na sua vida, mas críticas ou ideias contrarias existem para serem debatidas. Aliás, muito o bom o texto, parabéns, sem a intenção de ser aceito! rsrs

    Responder

So, what do you think ?


três + = 7