Our Blog

Se Eduardo Cunha optar pela delação premiada, para salvar a família, terá a oportunidade de fazer acerto de contas com os traidores todos.

Esse jogo da verdade em política pode ser deletério. A verdade política é como a verdade familiar, não pode ser dita em voz alta.

Certo que a Eduardo Cunha seguirão outros figurões que sabem todos os segredos, para salvar a família, como ele. Não sobrará ninguém.

Como na guerra de trincheiras de antigamente, os mais valentes é que morrem primeiro. Não há sobreviventes, até os fracos não têm vez.

Vamos ver até onde o sistema político brasileiro suportará o peso da verdade em praça pública. Temo pelo que virá.

O justiçamento dos políticos pela sanha dos procuradores pode levar o país ao beco sem saída do filistinismo, que redundará no totalitarismo. Algo assim como ocorreu nas guerras religiosas, em que os que se julgavam mais puros foram os mais cruéis e intolerantes. Muitos morreram.

Querer pureza em política é o mesmo que querer pureza em puta. Mas a puta suporta a má fama e o desnudar de seus vícios. A política não.

Desde que se ligou o motor da delação criou-se a lógica de que só se salva quem deda. O último que dedar é bobo. Como desde sempre ganhar eleições é ato de corrupção, implícito ou explícito, todo o nosso sistema político ficou à deriva. Um perigo.

Ninguém é puro o bastante para exigir pureza, nem os juízes. O puritanismo em política é o caminho da perdição, da violência, da revolução, do totalitarismo.

A Estado compete manter a paz e a estabilidade monetária. Nada mais. Onde se mete apodrece tudo. Corrupção é sinônimo de Estado grande.

Nenhum cientista político sério pode fazer análise teleológica para buscar um sistema de pureza. A corrupção é o dado da realidade política.

Manter a paz é manter Forças Armadas treinadas e prontas para dizimar o inimigo. Os militares têm a vantagem de não fingir qual é a missão.

Saboroso lembrar do diálogo de Dom Corleone com Kay sobre o Estado. Who is being naive now, Kay…?

administrator

So, what do you think ?


× 4 = vinte quatro